Peras em Calda

Finalmente, primeiro post com receita do blog… Essa viagem está me atrapalhando todo… Hahaha

Semana passada, eu estava no mercado quando encontrei uma bandejinha de peras boas e com um preço ótimo. Sempre considero essas situações como oportunidades únicas de conseguir uma matéria prima excelente pra alguma criação. Acho que isso é uma das loucuras de quem cozinha…

Mas bem, a bandejinha era de peras Ercolini, miudinhas e amarelas, quando maduras, e uma textura parecida com as peras d’água, mais firmes. Pra ter uma idéia de quão pequenas são, tentei tirar fotos com várias coisas, e a melhor comparação foi com um limão siciliano:

Mini Peras

Pensando em melhor utilizar as peras, uma das opções era transformar em sorvete, pois assim em poderia guardar por um longo tempo. Mas, depois de muito pensar e pesquisar, acabei por decidir deixar as peras em calda, mesmo, pois conseguem preservar a forma e o sabor da pera de forma mais acentuada. E mesmo que essa opção não durasse muito.  não tem problema, pois esse tipo de delícia deve acabar rápido, mesmo, e abrir espaço pra próxima receita! XD

Peras Descascadas

Resolvi seguir a receita do David Lebovitz, que postou recentemente, sobre Poached Pears. Mas realmente, é dessas coisas super-simples de fazer, já que é só questão de fazer uma calda de açúcar, e ferver as peras descascadas e sem sementes (ou qualquer outra fruta). E também dá pra adicionar uma ou outra especiaria, só pra dar mais graça. E o resultado final é uma versão muitíssimo mais saborosa que aquelas frutas em calda que compramos enlatadas no mercado!

Peras em Calda com Sorvete de Chocolate Branco

Peras em Calda

1kg de peras, sem casca e sem sementes

1,5 l de água

400g de açúcar (usei metade de açúcar banco, e metade demerara)

1 fava de baunilha, aberta (também podem ser usadas outras especiarias, como canela, cravos, anis estrelado, etc… O David dá várias outras opções, além dessas)

Um pedaço de  papel manteiga cortado no formato da panela, com um buraco no centro

Comece descascando as peras e tirando as sementes. Deixei as minhas frutas cortadas ao meio. Depois, para cortar o papel manteiga no formato da panela, dobre-o ao meio várias vezes, dobrando diagonalmente, formando um triângulo estreito e cortando a pontinha, pra fazer o buraco no centro, e a borda de fora, pra ficar no formato da panela.

Papel decobertura

Coloque a água e o açúcar numa panela grande, e deixe-o em fogo médio, até dissolver. Adicione a baunilha (ou sua escolha de especiaria), e coloque as peras na calda. Depois, acomode o papel manteiga encostando na superfície do líquido e deixe a mistura ferver a um fogo médio.

O papel manteiga é importante pra manter as peras dentro da calda durante todo o cozimento, evitando que fique alguma parte fora da água e deixe de cozinhar direito.

Fervendo Peras

Ferva a mistura por 15 a 25 minutos, dependendo da textura da fruta. Minhas peras ficaram 20 minutos. O ponto certo é quando você sentir que ela já está macia, em que uma faca entra facilmente, mas antes delas começarem a se desmanchar. Obs: nesse caso, é melhor errar pra menos que pra mais.

Tire as peras da calda, e apure o líquido que sobrou, reduzindo a aproximadamente metade do que existia antes. Pode tirar meio a olho, mesmo!

Devolva as peras à calda, e guarde em geladeira após esfriarem.

Posted by Higa in Receitas and tagged with ,
  1. W(a) says:

    Até hoje, tenho esse costume de nunca ler a receita q vc escreve. Mas nem soube como ficou o sabor dessa pêra dessa vez…

    Tem algum ingrediente estranho pra comprar aí na África?

    beijos com muita dor.

  2. Eduhiramoto says:

    Huuum, adoro peras!! Devem ter ficado realmente boas!! Mas fica a dúvida, vc chegou a fazer alguma vez sorvete de pera?? Fica bom???

    Aliás, nesse novo blog as fotos estão sempre boas, o que aconteceu com o celular??

    Abs!

  3. Hirohiro says:

    mal espero comer algum dia o que vc prepara XDDDDDD

  4. thiago says:

    trabalho em uma cozinha na holanda em enschede para ser mais exato.
    tenho que fazer uma sobremesa para 32 pessoas, e estou pensando em fazer um bom pave de frutas:P

    creio q a sua receita me sera muito util!

    muito obrigado
    (tirarei fotos do pave;)

  5. Higa says:

    Thiago, que bom que essa receita lhe seja útil! Ela realmente é muito boa para grandes quantidades!

    Apenas não se esqueça de procurar peras que sejam mais firmes, ao invés das mais macias, pois ao se cozinhar, elas podem ficar muito moles.
    Outras boas frutas para cozinhar são abacaxis, que mantêm a forma e ficam muito saborosos em pavês! Minha mãe costumava fazer pavê de abacaxi! Apenas não sei quão fácil deve ser encontrar abacaxis por aí…

    Boa sorte, e mande notícias, quando decidir fazer algo!

  6. Higa says:

    Hiro-san, eu também, não vejo a hora de você poder experimentar algum prato meu! Farei algo que vc possa comer sem culpa! Pode deixar! Hehehe

  7. neusa says:

    Realmente, compotas ou frutas em calda são hiperfáceis de fazer.
    Ficam gostosas e são pouco calóricas se comparadas com outros doces que levam açucar, gorduras, farinha…

    Já fez com nectarina? ficam amarelas com uma calda rosa…..Lindas numa vasilha de vidro!

Leave a Reply

  Some XHTML allowed.